-

São Paulo e Rio para todos os gostos

5 dicas para sair da rotina e comer muito bem neste fim de semana

Da redação - Publicado em 04/05/2018, às 13h41 - Atualizado em 17/05/2018, às 12h30

 


1- Jun para todos
Parte do impecável – e caro – menu degustação de Jun Sakamoto ganha formato mais acessível

O restaurante que leva o nome do chef, em Pinheiros, São Paulo, é um dos mais reservados da capital, para poucos e bons, que mergulham numa inesquecível degustação apenas com reservas. Nela, descobre-se, como no Japão, que um sushi, por exemplo, vai muito além de uma tira de peixe sobre um bolinho de arroz. E que o de um sushiman jamais é igual a de outro. Agora, para a alegria de todos e o bem estar da nação, Jun faz parte dessa degustação, mantendo o mesmo rigor de preparo, no seu Junji, muito mais casual e acessível, no Shopping Iguatemi, também na capital paulista. O Omakasê, servido apenas no jantar, traz entrada, uma sequência de 11 sushis, prato quente e sobremesa por R$ 123. A relação custo-benefíco é ótima, pode investir que vale a pena.


Junji Sakamoto – Av. Brig. Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano,
São Paulo – SP. Tel.: (11) 3813-0820

 

2- Ooooopa!
Saudação grega para o novo mediterrâneo do Rio

O chef Elia Schramm anda agitando o balneário. O Oia é o seu terceiro restaurante, com um padrão de comida que vale o registro. Aqui, a pegada é mediterrânea com destaque para os peixes bem assados na brasa, como o servido inteiro com legumes igualmente tostados. Parece simples, mas tem valor. A salada com o nome da casa, veja só, é feita com melancia marinada, iogurte, especiarias e hortelã. Mais um toque bem autoral é a sorvete de iogurte com mel grego e nozes carameladas. O Elia realmente manda bem.

Oia Cozinha Mediterrânea – R. Barão da Torre, 340, Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 3201-6529

 

3- Casarão das geladas

Fórmula boa: só chopes nacionais, clima despojado e pet friendly

Casas de cerveja artesanal costumam ser descoladas – claro que muitas vezes um tanto fake porque o resultado acaba sendo algo mais engessado ao invés do tom informal. Aqui, acertaram o tom: 15 torneiras com chopes brasileiros, que mudam de tempos em tempos.
Não há serviço nem garçom. Se a fome aplacar, é só ir até o balcão da cozinha, fazer o seu pedido e quando este estiver pronto, o bip te avisa. Bolovo, coxinha e burgers são boas pedidas. E mais: mesonas para compartilhar no quintal, música boa, jogos no andar superior e... o seu pet é bem-vindo!


Capitão Barley – Rua Cotoxó, 516, Pompéia, São Paulo - SP. Tel.: (11) 2609-9476

 

4- Pule de 10

Hit do verão no Rio tem comida boa, belo imóvel tombado

A novíssima Casa Camolese fi ca numa vila, dentro do Jockey Club. Tem astral de decoração nova iorquino, com tijolos aparentes, muito ferro e os tanques de cerveja da casa, num mezanino-vitrine sobre as mesas. Deles saem quatro estilos bem feitos mas com algo ainda a ajustar – alô, alô, mestre cervejeiro, melhore a água da sua cerveja. Os drinques que saem do bar descolado, no entanto, são criativos e executados capricho. Melhor ainda o que vem da cozinha: pratos com muitos ingredientes de produtores locais, bem servidos e muito, muito bem feitos. Da ótima salada Niçoise ao steak cowboy, com fritas, purê de cebola assada, cebolinha queimada e salada verde. Há ainda charcuteria feita aqui e tábua de queijos de produtores locais.


Casa Camolese – Rua Jardim Botânico, 983, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 3514-8200

5- Doce descoberta
Para quando aplacar a saudade (e a fome) de especialidades francesas

A pequenina casa, no burburinho dos Jardins, em São Paulo, tem paredes de tons pasteis que meio se casam com os macarons que colorem a vitrine. Lá dentro, poucas mesas e um minimalismo requintado, pensado pelo francês Nicolas Saretto. Ele transita com simpatia entre cozinha e o salão, faz pain au chocolat, mil folhas, croissant e toda uma série de especialidades da pâtisserie da sua terra. Há ainda crepe, croque monsieur ou madame e saladas. Tudo com muito charme.


Le Petit Nicolas - Alameda Lorena, 1198, Jardins, São Paulo – SP. Tel.: (11) 4119-0985

 

*Textos publicados originalmente na Revista Sabor.club. Que você pode encontrar nas melhores bancas, ou se preferir, receba todos os meses sem sair de casa, assinando aqui.