-

Pedaço do paraíso

Qual é o estilo de pizza que mais lhe agrada?

Da redação - Publicado em 06/05/2018, às 09h00

Romana 

É a “pizza al taglio” ou “pizza alla pala”, clássica comida de rua de Roma. Massa retangular, com fermentação que pode chegar até 36 horas, boa para aperitivo no balcão ou para comer na rua. As pizzarias tradicionais servem as redondas com os mesmos preceitos da ‘prima’ quadrada.

Chicago Style 
A stuff ed pizza (pizza estufada) é alta e fofa e mais se parece com uma torta - isso requer, inclusive, que seja muito bem assada para evitar que seja servida com partes ainda meio cruas. De crosta amanteigada, do tipo que derrete na boca, tem como base camada espessa de queijo e por cima, molho de tomate ligeiramente doce.

 

Paulistana 

Não há características determinadas. Mas é farta em recheio, com combinações variadas e pode ter borda recheada e sabores doces – coisa que não é permitida na Itália.

 

Napoletana

Redonda, com até 35 cm, leva fermentação de, no mínimo, 8 horas. Massa leve, macia e borda alta, feita com farinha italiana tipo 00 e só pode ser trabalhada com as mãos – não é permitido nenhum utensílio, equipamento e nem rolo em seu feitio. Molho de tomate pelatti, recheio uniforme e não em camadas.

Pizza pan 

O nome vem de um objeto importante para o seu preparo: uma panela - que mais se parece com uma assadeira. Massa grossa, quase sem borda, o que não é negativo, porque é carregada de recheio por toda a sua superfície.

 

Nova-iorquina

Discos grandes, de cerca de 45 cm e 8 fatias, em geral. Fininha e flexível, do tipo que dá para dobrar a fatia e comer com as mãos. A mais básica tem molho de tomate e muçarela ralada. É popular por todo os Estados Unidos e vai recebendo variações regionais.

 

A pizza no cinema 

A pizzaria que batiza o primeiro grande sucesso de Julia Roberts existe, de fato, nos EUA. O filme é uma comédia romântica bem típica do final do anos 80. Com o tempo, virou cult. Seu roteiro foi escrito depois que a autora deste foi comer uma redonda da simpática casinha, na cidade de Mystic, em Connecticut, na costa leste americana. O lugar está lá até hoje. Tem boas receitas ao estilo nova-iorquino e uma gift shop com itens, como a camiseta usada pelas personagens do filme.

 

Dica:

Depois dessa "aula" de pizzas ficou com vontade de experimentar algo diferente? Aposte na quadrada da pizzaria Da Mooca Pizza Shop. Lá elas são vendidas em pedaços, assim como nas ruas de Roma e os sabores mais pedidos são batata com alecrim e alcachofra. 

Da Mooca Pizza Shop - Rua Fradique Coutinho, 154, Pinheiros, São Paulo - SP- Tel.: (11) 3062-0422 - Funcionamento: De terça à domingo, das 11h às 23h

 

 

*Texto publicado originalmente na Revista Sabor.club #15. Que você pode encontrar nas melhores bancas, ou se preferir, receba todos os meses sem sair de casa, assinando aqui.