-

Está aberta a temporada da fondue

Selecionamos algumas ótimas opções para comer o prato suíço em várias capitais do país

Da redação - Publicado em 09/05/2018, às 13h43

Muitas teorias cercam a história da fondue, duas delas começam na Suíça. Ou por uma super produção de queijo ou pela guerra que impedia os camponeses de irem até a cidade comprar mantimentos para fazer caldos durante o inverno rigoroso. Há também hipóteses sobre a iguaria ter nascido na Grécia antiga, ou até mesmo ser de origem francesa, devido ao seu nome, que pode advir do francês ‘fondre’ – fusão.

Não há nenhuma certeza de sua origem, mas sabemos que a ganhou fama em Nova Iorque, pelas mãos do chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, que inovou criando a deliciosa fondue de chocolate, que até hoje é servida como sobremesa.

Há quatro tipos diferentes de fondue:

De queijo – É a mais tradicional, feita com uma mistura de queijos suíços (ementalgoudagruyère) derretidos, onde se mergulha pedaços de pães para saborear(de preferência, pães mais firmes);

 

Á bourguignonne – Cubos de carne fritas em óleo quente, acompanhado de uma variada seleção de molhos, servidos à parte.  

 

Chinês No huo guo as carnes são cortadas em fatias finissimas e cozidas em um caldo de alho, cebola e especiarias. 

 

Chocolate- Podem ser feitas com chocolate ao leite, branco ou meio amargo onde se mergulham frutas variadas, o importante é sempre misturar um pouco de creme de leite fresco e conhaque, para evitar do chocolate endurecer.

E aí, bateu aquela vontade de se deliciar com uma fondue? A Sabor.club te ajuda com um Top 5 dos melhores lugares para comer fondue neste inverno:

 

1-Festival de Fondues-São Paulo, SP

Tradição durante a temporada de dias mais frios do ano, o Praça São Lourenço está servindo sua 6ª edição de seu Festival de Fondues. Oito composições deste clássico de inverno compõem o cardápio que estará em cartaz até o dia 29 de setembro. São três opções para fondues de queijos, todas acompanhadas por pão italiano, presunto parma, linguiça artesanal curada, cornichon e picles de melão; duas de carne que chegam à mesa com pão italiano, molhos artesanais (maionese de ervas, poivre, funghi, barbecue, ancienne, americano) e podem ser servidos ao óleo ou cozidos ao consommé de vinho; e três pedidas doces, todas acompanhadas por frutas frescas, waffles, cocotine, crocante de negresco e mini churros.

Praça São Lourenço – R. Casa do Ator, 608, Vila Olímpia- São Paulo,  Tel: (11) 3053-9300 


2-Paladino- Belo Horizonte, MG

A casa tem clima agradável e acaba de abrir sua Temporada de Fondues, de quarta á sabado e um rodízio, ás quartas e quintas. Fondues de carne acompanhadas por seis molhos, a tradicional de queijo, de chocolate além da vegetariana e de camarão com especiarias. No menu também pode-se encontrar diversos caldos além de uma variada carta de vinhos nacionais e importados. 

Paladino Restaurante Fazenda- Av. Gildo macedo Lacerda, 300- Braúnas, Belo Horizonte, Tel: (31) 3447-6604

 

 

3-Chalet Suisse- Curitiba, PR

Com ar de chalé dos Alpes, reserva um menu degustação que abrange todos os sabores da casa: fondue de queijos suíços(acompanhado de pães e mini batatas cozidas, é preparada com appenzeller, emental e raclette), bourguignonne e de chocolate.

Chalet Suisse- R. Francisco Dallalibera, 1428, Sta. Felicidade- Curitiba, Tel: (41) 3364-7889 


4-Recanto do Fondue- Teresópolis, RJ

O carro-chefe da casa é seu rodízio de fondues. É possivel degustar as fondues de carne, camarão e frango que são acompanhadas por 11 molhos diferentes, de queijo e também o de chocolate com biscoitos, frutas e marshmallow. 

Recanto do Fondue- Av Feliciano Sodré, 221, Lj B, Várzea Centro, Teresópolis, Tel: (21) 2742-9988



5- Belle du Valais- Gramado, RS

Casa muito refinada, tem a maior carta de vinhos da região para harmonizar com a fondue de raclette, acompanhado de batatas, pepinos e cebolas em conserva caseira. Se destaca pela fondue feita com a mistura de queijos holandeses e um toque de kirsch(aguardente de cereja).

Belle du Valais- Av. das Hortênsias, 1432- Gramado, Tel:(54) 3286-1744 

 

 *Mais dicas para comer fora, você encontra na Revista Sabor.club. Que está nas melhores bancas por todo o Brasil, ou se preferir, receba todos os meses sem sair de casa, assinando aqui.